Algumas pessoas vão sentir muita dificuldade em fazer da escrita um hábito.
Charles Duhigg , autor de O Poder do hábito, ensina uma fórmula bem simples para inserir qualquer hábito na sua rotina. Ela consiste em gatilho, hábito e recompensa.
Gatilho é aquele “lembrete” diário. Pode ser colocar post its no espelho todo dia de manhã, para se motivar a escrever, pode ser o despertador mesmo - o mais usado.
O hábito é aquela atitude ou ação que você quer inserir no seu dia. A recompensa é o que você vai se dar se conseguir completar aquilo.
Muitas vezes, a recompensa vem do próprio hábito. Por exemplo, para muitos escritores, o próprio hábito de sentar e escrever já é, por si mesmo prazeroso. Você vai se sentir melhor, mais produtivo. Se isso ainda não acontece com você, não tem problema, planeje uma boa recompensa para o início e com o tempo, também vai ter essa sensação de completude.
Eu mesma amo estar no meu cantinho, acendo uma vela aromática, coloco uma playlist de fundo pra tocar, reservo um cházinho para degustar e solto a mão no papel.. Todas essas coisas são as minhas recompensas. Vejo elas como pequenos mimos.
Me conte, e você, como faz?
Lane Lucena
∞ Mãe da Carol, psicanalista, apaixonada pelas palavras. Desenvolvedora da metodologia que floresce pessoas por meio da escrita: Flor&Ser
Que texto gostoso. Escrever é uma das melhores experiências da vida!