A retrospectiva pessoal funciona como um balanço anual das nossas vidas. Na maioria das vezes, só é feita no fim de cada ano, no entanto, pode ser feita ao fim de cada ciclo, podendo ser semestral, mensal, ou até mesmo, semanal. O que conseguimos alcançar, o que ficou faltando e, acima de tudo nos perguntarmos: "por que não conseguimos isso ou aquilo?" Assim, a retrospectiva pessoal nos oferece uma oportunidade para nos alegrarmos com as nossas conquistas. É bom nos sentirmos orgulhosos de nós mesmos, da sensação de dever cumprido. Isto funciona também como motivação para o novo ciclo que vem por aí.
O outro lado positivo da retrospectiva tem a ver com o olhar honesto e o exercício de autocrítica. É um momento que estamos a sós, sem sermos julgados por ninguém além de nós mesmos. Podemos ver onde erramos, entender por que aquilo foi um erro e refletir com vistas à melhoria – como fazer melhor? Como evitar este erro?
Embora a retrospectiva pessoal seja uma ferramenta que todo mundo deve usar de vez em quando, não apenas no fim de cada ano, ela também tem suas complexidades. Uma delas é o de ser demasiadamente crítico consigo mesmo e destacar apenas os pontos negativos. Este risco é essencialmente alto para pessoas propensas a negatividade, pessoas que convivem em ambientes muito competitivos, ou pessoas com tendência à depressão e que são muito ansiosas. Isso acontece também quando nossas esperanças para o ano que está terminando não foram tão realistas assim. Muitos de nós, tendemos a achar que podemos ter feito muito mais do que realmente fizemos.
A dificuldade é que iniciamos cada ano com uma quantidade grande de entusiasmo e expectativas para realizarmos nossos projetos, sendo isso, evidentemente algo muito bom, no entanto, isso nos faz acreditar que podemos alcançar muito mais do que desejamos e esquecemos de que, nem sempre tudo depende só de nós. Um risco um pouco menor, mas possível, é o de elevar ao máximo os pontos positivos, ignorando os negativos. Obviamente, certas personalidades estão mais propensas a este risco, mas também, acontece quando tivemos um ano inexplicavelmente bom.
Tendemos a fazer a retrospectiva pessoal sozinhos, mas eu estou aqui para te apoiar e fazer junto com você. Na verdade, é bom ouvir uma perspectiva diferente da nossa, alguém que esteve fora da situação e nos ajude com um insight diferente. Tenha em mente que apenas você poderá fazer uma definição de seu ciclo.
Se optar por fazer sua retrospectiva sozinha, você pode trabalhar um ponto a cada dia ou semana. Lembre-se sempre de se perguntar coisas como: “por quê?”, “o que eu poderia ter feito de diferente?”, “foi de todo ruim ou trouxe algo bom?”. O importante é usá-la como uma avaliação em aberto que pode ajudar para o seu crescimento mental, emocional e espiritual. Reserve um caderno ou folhas avulsas. Use lápis, canetinhas coloridas e o que mais você precisar para se sentir livre.
Preparei um e-book e uma jornada em grupo, onde irei guiar todo o processo. Você poderá fazer agora mesmo a sua inscrição!
Você vai aprender a:
Fazer a sua retrospectiva pessoal;
Ter insights e se conectar com a sua essência e com seu eu interior;
Usar a escrita de forma expressiva e acolhedora;
Viver o florescimento celebrando as conquistas, traçar metas e sonhos com mais clareza;
Experimentar o poder da visualização como ferramenta poderosa de autorrealização;
Desapegar daquilo que não lhe serve mais;
Fortalecer a autoestima;
Ter consciência da necessidade de fazer mudanças significativas;
Reconhecer comportamentos que precisam ser melhorados;
Organizar listas e tarefas;
Melhorar e gerenciar a rotina;
Identificar e modificar padrões/crenças limitantes;
Lidar melhor com as próprias emoções buscando o equilíbrio;
Fortalecer sua conexão com a espiritualidade; e
Desenvolver maior capacidade de perdoar, sentir gratidão e estar mais no momento presente.
Inscreva-se na Jornada: Resoluções & Florescimento - uma retrospectiva pessoal e acesse:
Encontro ao Vivo dia 17/01/2024, às 20h, via Zoom: boas-vindas, apresentação e orientações (ficará gravado);
Bônus: Encontros gravados da versão anterior;
E-book: Resoluções & Florescimento - uma retrospectiva pessoal; e
Grupo de apoio via WhatsApp para troca de experiências.
Adquira agora mesmo o seu e-book e participe da travessia clicando aqui.
Com flor,
Lane Lucena
∞ Mãe da Carol, psicanalista, apaixonada pelas palavras. Desenvolvedora da metodologia que floresce pessoas por meio da escrita: Flor&Ser
❤️